quinta-feira, 11 de março de 2010

Sobre livros



Minha primeira postagem neste blog será uma dica ao pessoal que, como eu, é apaixonado por leitura e livros. Gente, eu bato cartão na Livraria Cultura da av. Paulista. Lá a gente encontra muita diversidade e liberdade para se sentar onde quiser e ler o que aprouver. Acho muito bacana o estilo dos funcionários. Despojados, bem humorados e parecem estar realmente felizes com o trabalho que realizam. Não sei se essa impressão é só minha, mas com certeza, isso faz parte das razões pelas quais gosto de ir até lá.
Outro ponto muito interessante é a Fnac. Quem não quer ler, pode escutar música. E sem pressão de vendedor pra que você possa comprar. Isso é ótimo!
Mas falando de livros, eu gostaria de dar algumas dicas de alguns que li e amei.
Podem não acreditar em mim ou até parecer que é brincadeira, mas eu sou apaixonada pelo Meu pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos - acho sempre importante dar o nome do autor da obra. Tenho dois exemplares. O autor foi profundo demais nos mínimos detalhes e conseguiu expressar todo o sentimento das personagens.
Outro livro fascinante, que não sosseguei enquanto não descobri quem era o vilão da história, foi A Sombra do Vento -  Carlos Ruiz Zafón. Excelente romance policial.
Eu poderia falar do Jacob e Edward, mas muita gente já tem falado da saga Crepúsculo. Temos doses cavalares desses livros (que são ótimos) circulando por aí.
Já pararam pra pensar como é que um autor consegue a arte de escrever uma história a partir do nada, dar vida para personagens e com isso despertar em nós leitores vorazes, sentimentos diversos? Alegria, angústia, raiva, ansiedade e nos fazer chegar ao clímax de uma história?
Ser autor não é profissão, mas um dom. A pessoal tem que ter um total domínio sobre a língua falada e mais, tem que ter um poder de persuasão absurdo. E quando o cara para de escrever para descansar e atender as necessidades do corpo? Ele não perde o fio da meada? Como consegue voltar sempre à inspiração e entrar novamente na história, sem sair do foco?
É fabuloso!

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns amiga!!!!

Continue assim, incentivando as pessoas à leitura.

Ameiiiii....

Anônimo disse...

Gostaria de, em poucas palavras, parabenizar você por este blog. Eu, particularmente, tenho uma grande admiração por você, pois livros também é uma das minhas paixões e pude compartilhar com você diversas vezes livros que amamos e personagens hipnóticos. Sombras do vento foi realmente envolvente. Ámei a procura do assassino e a descoberta surpreendente e sim,viajo no talento dos autores de desenvolverem vários personagens em uma trama e a conexão que existe em cada um quando o ápice do livro explode sobre os meus olhos e tudo faz sentido. Parabéns, querida! Parabéns!